Como declarar meu consórcio no imposto de renda 2020🚘🏍

O 🦁 leão está chegando mais perto a cada dia, e a pergunta que não quer calar. Tenho que declarar o consórcio no Imposto de Renda?

Devo declarar consórcio estando ou não contemplado?

⚠A resposta é sim✅. Então saiba como declarar consórcio:

CONSÓRCIO QUE AINDA NÃO FOI CONTEMPLADO

Pois é, vamos imaginar que você ainda não tenha sido contemplado. Mesmo sem ter acesso à carta de crédito até o fim de 2020, precisará declarar a cota do consórcio no IR.

🦁Os valores gastos com o consórcio são considerados como uma espécie de bem, mesmo que ainda não tenha ocorrido contemplação. Por isso, todas as parcelas pagas ao longo de 2019 devem ser declaradas na ficha “Bens e Direitos”.

🦁Caso você tenha iniciado o seu consórcio em 2018, será necessário contabilizar tudo o que foi pago durante aquele ano. Esse campo leva o nome de “Situação em 31/12/2018”.

🦁Informe também a data de compra da cota, além do número do grupo, as parcelas que foram pagas e as que ainda restam.

📌O que diferencia a declaração de um consórcio contemplado é a necessidade de informar o lance caso você o tenha ofertado.

INFORME TUDO DO SEU CONSÓCIO À RECEITA FEDERAL! 🦁

Sim, é preciso informar corretamente tudo sobre o seu consórcio para não cair na malha fina🦁. Lá devem constar as cotas adquiridas, vendidas ou mesmo as transferidas.

Afinal, a falta de informação sobre essa modalidade de compra está entre os problemas que mais levam o contribuinte à malha fina. E ninguém quer que isso aconteça, certo?

ATENÇÃO: Todo início de ano o Consórcio envio para os clientes o informe anual do Imposto de Renda, com os dados de Pessoa Jurídica (CNPJ), além das informações sobre os pagamentos. Gostou do post? Deixa seu comentário e siga para não perder nenhuma dica!

📌Evite transtorno com o 🦁 “Leão”, declare as informações corretamente para não cair na malha fina.

⚠Se você não tem a mínima idéia de como fazer isso, respire fundo e fique calmo, o nosso time especializado de contadores e especialistas da SAMI Consultoria Contábil, pode te ajudar para que você não tenha nenhuma dor de cabeça.

Declare certo, procure um contador🤓👈🦁👌

Compartilhe