Já pensou você começar a próxima semana com um dinheiro extra depositado na sua conta, nesse início de ano? É este sentimento que algumas pessoas vão ter na semana que vem! Nesta quarta-feira, foi liberado a consulta ao 1º lote residual de 2020!
A Receita Federal disponibilizou nesta quarta-feira (8) a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2008 a 2019 que haviam caído na malha fina e foram regularizadas.
De acordo com o Fisco, serão pagos neste lote R$ 725 milhões, a 185.891 contribuintes. O dinheiro será depositado em 15 de janeiro na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Malha fina
No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 700 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2019 devido a inconsistências nas informações prestadas.
Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
O valor da restituição calculada na declaração é depositado com a correção relativa a variação da taxa básica de juros, a Selic.
- de 4,77% (2019)
- a 113,05% (declarações entregues em 2008)
Mas, se mesmo assim, você ficar com dúvida se vai ou não receber sua restituição poderá contar com a ajuda da SAMI Consultoria Contábil. Nosso time especializado de contadores e especialistas estará à disposição para lhe ajudar.
Entre em contato conosco.