Parabéns a você contabilista, que trabalha com zelo pelo patrimônio público e privado, contribuindo sempre para o desenvolvimento social e econômico do país!
Em tempos de crise, os profissionais da contabilidade estão na linha de frente para recuperação dos negócios.
No momento que enfrentamos a pandemia de covid-19, o profissional da contabilidade tem desempenhado um papel fundamental para a manutenção dos negócios.
No momento atual, no qual enfrentamos a pandemia do Coronavírus, fica evidente a importância do profissional da contabilidade. Quando tudo isso passar, continuaremos trabalhando para recuperar a economia do nosso país.
Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre o Contador e o Contabilista.
Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis, enquanto que o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade.
O Dia do Contabilista é comemorado no dia 25 de Abril.
Uma das profissões mais importantes do País comemora, no dia 25 de abril, os seus 90 anos, desde que foi instituída, em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade.
Representada pelo Sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade –, a classe registra mais de 527 mil profissionais em plena atividade e esse número cresce a cada ano. Em 2010, por força da Lei n.º 12.249 – uma das grandes conquistas da categoria – , o termo “contabilista” foi extinto e passou-se a adotar a terminologia “profissional da contabilidade”, referindo-se aos técnicos e contadores. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), há, no Brasil, 334.145 mil contadores e 193.476 técnicos em contabilidade.
Diferentemente do passado que o contador era visto como arcaico e meramente burocrata, observa-se, atualmente, um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações e clientes. “A Ciência Contábil e o seu profissional evoluem juntos. É uma tendência natural, visto que a Contabilidade entrou na era da informação”.