Qual o valor da multa para quem cai na malha fina e como recorrer?

🔹 Se você não corrigir alguma inconsistência encontrada na sua declaração antes da notificação da Receita Federal, a multa para quem cai na malha fina pode ser de 75% do imposto devido.

🔹 Se corrigir antes da notificação, a multa é de 20% do imposto devido, ambas seguindo a variação da taxa Selic.

🔹 Lembrando que a multa só é aplicada se existir Imposto de Renda a pagar e ele não tiver sido quitado.

🔹 Se você for notificado com alguma pendência, mas tiver certeza de que não existem erros na sua declaração, é possível esclarecer a pendência com o Leão desde que comprove, por meio de documentação e registros oficiais, que os dados entregues na sua declaração são verdadeiros.

🔹 Para saber se você aparece ou não com pendências no sistema da Receita Federal, é preciso acompanhar o portal e-CAC, que é o sistema de atendimento online do órgão.

🔹 Para acessar a plataforma, basta gerar um código de acesso.

🔹 Se encontrar alguma pendência ao acessar o portal e perceber que errou na hora de declarar, digitando algum dado errado ou por falta de informação de documentos, você pode corrigir o erro enviando uma declaração retificadora, no próprio programa da declaração original.

🔹 Atente-se para sempre enviar a declaração corrigida o mais completa possível, pois, apesar de poder corrigir outras vezes se precisar, se você começar a enviar muitas correções, a Receita Federal pode considerar suspeito e você vai ter que acabar indo até uma unidade se explicar pessoalmente.

🔹 Já se o seu caso for um erro mais grave, como omissão dos rendimentos de dependentes, a maneira de resolver a pendência é só agendando uma visita à unidade da Receita Federal da sua cidade.

🔹 Se você precisa de ajuda para sair da malha fina, pode contar também com a SAMI Consultoria Contábil. Temos um time de contadores especialistas que trabalham somente para ajudar a corrigir as pendências da malha fina.

Compartilhe