A LGPD é uma nova lei de proteção de dados pessoais dos consumidores que foi inspirada na lei europeia General Data Protection Regulation (GDPR). Você saiba que, muitas vezes, esses dados são captados diretamente pelas organizações prestadoras de serviços e/ou fornecedoras de produtos sem a menor autorização do usuário? Por isso ela foi criada!

Todas as empresas – e inclusive o Estado – precisam se adaptar à nova lei e se atentar aos riscos que ela traz, como, por exemplo, uma multa de até 2% em cima do faturamento anual ou, no máximo, em R$ 50 milhões por infração.

No entanto, há outras questões que podem vir a prejudicar uma empresa se ela não estiver adequada à lei. Vamos ver!

Problemas comerciais

Pode ter empecilhos com parceiros e clientes próximos. O consumidor final dos produtos e/ou serviços está cada vez mais criterioso, desconfiando de corporações que não contam com boas práticas internas.

Riscos financeiros

A penalidade mais grave para as empresas é a multa aplicada de acordo com a violação ao que é previsto por lei. Mas não se adequar à LGPD pode trazer outros riscos financeiros, uma vez que pode impactar negativamente todos os setores;

Governança

Se uma empresa não adapta suas práticas ao que é demandado por lei, sua estrutura fica abalada e pode acabar resultando em graves problemas de governança. Uma organização que não tem critérios de compliance pode vir a acabar com sua imagem e até mesmo ir à falência.

Como está a adaptação da sua empresa à LGPD? É algo novo e ainda complexo, mas que precisa começar a ser considerado nas empresas. Se precisar de ajuda, conte com a gente!

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