6 Passos Para Melhorar a Produtividade Dos Colaboradores

Você tem prazos a cumprir e metas a alcançar – colaboradores motivados podem ajudá-lo a alcançar exatamente isso. A produtividade dos colaboradores está no centro de negócios eficientes. Mas quais são algumas maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores?

Você não precisa necessariamente conceder bônus enormes e ter cerimônias de premiação elaboradas como parte do seu programa de recompensa de colaboradores para motivá-los. Existem maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores que servirão como um investimento e melhorarão toda a sua empresa.

 

1.             A IMPORTÂNCIA DA PRODUTIVIDADE

Melhor produtividade dos funcionários geralmente significa que os colaboradores podem trabalhar mais em menos tempo. Quando esse é o caso, os colaboradores podem aproveitar os benefícios da eficiência, mantendo ainda um equilíbrio entre o trabalho e os intervalos.

Medir a produtividade dos colaboradores em uma escala individual também pode identificar alguns atores-chave em cada departamento de uma empresa. Muitas vezes, há alguns ótimos funcionários que dobram o trabalho esperado, mas isso não é sustentável e pode levar ao esgotamento.

Monitorar a produtividade individualmente pode aliviar a carga de trabalho de colaboradores sobrecarregados e reatribuir tarefas aos funcionários com mais tempo disponível.

Os colaboradores mais produtivos geralmente são os mais motivados. Funcionários que oferecem um bom trabalho e se concentram na satisfação do cliente são ativos valiosos para qualquer empresa.

 

2.             RECOMPENSE OS MELHORES COLABORADORES

Infelizmente, os melhores colaboradores de uma empresa muitas vezes passam despercebidos. Não conseguir reconhecimento pelo trabalho duro afeta até mesmo os colaboradores mais fiéis.

Em seguida, tente configurar alguns sistemas básicos de rastreamento de produtividade para evitar uma situação em que você não sabe quais colaboradores estão tendo um bom desempenho em sua empresa.

Então, seu sistema pode ser tão simples quanto uma reunião semanal onde os colaboradores discutem o que realizaram na semana passada, ou pode ser mais complexo.

Certifique-se também de saber o que está acontecendo na sua empresa. Não há necessidade de microgerenciar, mas estar presente em momentos inesperados pode ajudá-lo a ter uma noção melhor de quem está realmente trabalhando mais para expandir seus negócios.

Por fim, fale com os clientes sobre a experiência deles com o seu negócio. Pergunte a eles sobre suas melhores experiências e suas piores, bem como com quais colaboradores eles lidaram nessas ocasiões separadas.

Quando você se esforça para aprender quem seus melhores funcionários realmente são, pode se surpreender com o que aprende. Por outro lado, certifique-se de recompensar seus melhores funcionários, informando que você aprecia seu trabalho duro e sacrifício.

 

3.             CRIE UM AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO

A última coisa que você quer é que a produtividade do seu funcionário sofra por causa de um ambiente ruim no local de trabalho. Se seus colaboradores estão perdendo tempo esperando em filas em uma impressora, você tem que consertar as coisas.

Em seguida, certifique-se de saber o que está acontecendo na sua empresa. Não permita que seus funcionários percam tempo por falta de recursos ou equipamentos quebrados.

Planejar um ambiente de trabalho produtivo geralmente significa olhar para cada detalhe de como sua empresa opera.

Quantos banheiros estão disponíveis em suas instalações? Se os trabalhadores precisarem caminhar 5 minutos até o banheiro mais próximo, você perderá pelo menos 15 minutos de tempo de trabalho para cada intervalo ao banheiro.
Então, todas as comodidades que seus funcionários acessam ao longo do dia devem ser de fácil acesso.

Também não negligencie a importância da manutenção dos seus equipamentos. Se sua empresa opera uma frota de veículos ou qualquer equipamento essencial que exija manutenção, essas coisas são ferramentas necessárias de que seus funcionários precisam para se manter produtivos.

Por fim, a manutenção é muitas vezes a primeira coisa que as empresas cortam para reduzir as despesas, mas os inevitáveis custos de reparo em equipamentos mal conservados significam que não há economias a longo prazo.

 

4.             IMPLEMENTE SISTEMAS PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA

Muitas empresas perdem a produtividade dos colaboradores por causa da falta de sistemas. O mesmo trabalho muitas vezes tem que ser passado por vários departamentos mais de uma vez.

Para evitar esse enigma, certifique-se de que sua empresa tenha sistemas eficazes para evitar que um projeto fique à deriva entre departamentos. Por outro lado, certifique-se de que todos os departamentos da sua empresa estejam bem equipados com o conhecimento necessário e as pessoas que possam agilizar o fluxo de trabalho.

Em alguns casos, terceirizar o trabalho para contratados independentes fora da sua empresa também é uma maneira de contornar sistemas internos complexos. Mas, otimizar seus sistemas internos e fluxo de trabalho para uma melhor produtividade ainda é a melhor maneira de aumentar a produtividade dos funcionários.

 

5.             ENSINE HABILIDADES INTERPESSOAIS

Você pode ter uma equipe mais brilhante de funcionários, mas se eles não souberem como gerenciar seu tempo e trabalhar em equipe, não ajudará muito.

Não ignore o valor de ensinar habilidades interpessoais aos seus funcionários. É sempre bom se seus funcionários forem bem versados em coisas como gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, envolvimento do cliente e pensamento crítico.

Então, implemente uma estratégia para ensinar habilidades interpessoais a todos os seus novos funcionários. Isso pode ser tão simples quanto fazê-los realizar um curso on-line (muitas vezes disponível gratuitamente em sites que hospedam cursos), ou você pode até enviá-los para um treinamento especial.

 

6.             FOQUE NA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

É improvável que funcionários insatisfeitos produzam um bom trabalho. Há algumas coisas importantes para se concentrar se você quiser manter seus funcionários felizes.

Primeiro, certifique-se de que o ambiente de trabalho seja limpo, esteticamente agradável e positivo. Há poucas coisas tão desagradáveis quanto um espaço de trabalho sujo e maçante.

Em seguida, certifique-se de oferecer oportunidades de crescimento aos funcionários que têm um bom desempenho. Certifique-se de que os funcionários que estão se esforçando para crescer sejam recompensados com promoções e aumentos.

Por fim, ofereça a você o máximo de flexibilidade possível aos funcionários. Portanto, isso pode permitir que os funcionários saiam do trabalho mais cedo se chegarem antes de um determinado horário.

Por outro lado, também significa que você não deve microgerenciar funcionários que já são produtivos.

Não seja muito rápido em criticar um funcionário por tirar 30 minutos a mais na pausa para o almoço, se eles costumam pulá-lo por completo.

Não há nada pior do que um ambiente de trabalho onde as deficiências são enfatizadas enquanto os pontos fortes são ignorados.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa Contabilidade!

Compartilhe

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio