

A partir de 1º de janeiro de 2025, a Receita Federal exigirá que os profissionais de saúde emitam recibos de prestação de serviços exclusivamente pelo aplicativo Receita Saúde. Esta medida facilitará a inclusão dessas recibos na Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda, beneficiando tanto pacientes quanto profissionais.
A novidade reduz em até 25% o número de declarações na malha fina, trazendo mais segurança e agilidade ao processo. A obrigação vale para profissionais de saúde pessoas físicas, como médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Clínicas e hospitais continuam a usar a a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed).
Com o Receita Saúde, você não precisa mais guardar recibos em papel! Todas as despesas médicas ficam registradas no app da Receita Federal, facilitando a sua declaração do Imposto de Renda 2026.
Além disso, essa inovação ajuda a reduzir fraudes e erros na declaração, combatendo a retenção na malha fina.
O futuro da saúde e da tributação é digital! Você já está utilizando a Receita Saúde? Conta pra gente nos comentários!
Baixe o aplicativo Receita Federal e prepare-se para a mudança com a SAMI Consultoria Contábil, nossa equipe está pronta para lhe auxiliar no processo.