O Ministério da Economia registrou 541.884 encerramentos de empresas no primeiro quadrimestre deste ano, representando um aumento de 23% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Separamos aqui 8 dicas que farão você minimizar erros e cuidar bem do seu negócio:

1️⃣ Não conhecer o ramo de atuação – conhecer a área de atuação é um pilar importante para encontrar as melhores oportunidades;

2️⃣ Não conhecer o público-alvo – é preciso saber o que seu consumidor quer e como seu serviço ou produto se encaixa em sua necessidade;

3️⃣ Não estudar a concorrência – analisar outras empresas com perfil similar ao seu torna possível ajustar a forma que você irá vender seu produto ou serviço.

4️⃣ Não ter um plano de negócios – planejar é essencial! Dados do Sebrae revelam que 29% das MEIs fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida por falta de planejamento.

5️⃣ Não investir no marketing – dar visibilidade ao seu produto ou serviço cria oportunidades para que as pessoas conheçam seu negócio.

6️⃣ Não ter capital de giro – é comum oscilar financeiramente no início das atividades e o empreendedor deve estar preparado para isso.

7️⃣ Não digitalizar seu negócio – trazer um negócio físico para o digital é estar atento às mudanças no comportamento do consumidor.

8️⃣ Não contar com a ajuda de uma assessoria contábil – finanças é o calcanhar de Aquiles da maior parte dos empreendedores. É preciso contar com parceiros que ajudem você a manter seu negócio em ordem.

Compartilhe