O 13º salário tem natureza de gratificação natalina e está previsto na Lei 4.749/1965. Todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação.

Poucas coisas são tão aguardadas quanto o período de festas depois de um ano cansativo e de muito trabalho, não é mesmo?

Essa é uma época de muitas alegrias para os trabalhadores em geral. Uma delas é ter aquele dinheirinho extra no bolso para investir, gastar, guardar ou comprar os presentes da família para o Natal. É o famoso e aguardado 13º salário.

Mas você já sabe o que fazer com o seu 13° salário?

Então vamos lá, a SAMI Consultoria Contábil vai te ajudar.

Você lê o tempo todo que precisa usar seu 13º para pagar dívidas. Em um país com 63 milhões de devedores, essa prioridade é natural. O problema é a sensação de vazio ao usar todo o dinheiro extra de fim de ano só para pagar boletos.

É importante entrar no espírito natalino e separar uma parte, por menor que seja, para celebrar o fim de ano e ter um pouco de alegria (e até gastar na Black Friday).

“Normalmente, pagar as dívidas é a decisão mais correta porque muitos brasileiros estão endividados no cartão e no cheque, que têm os custos mais elevados e que vão levar ele cada vez mais para o buraco. De nada adianta viver o espírito de Natal se logo depois vem o pesadelo das dívidas”.

NÃO SE ENGANE:

Logo depois das festas de final de ano, muitos impostos e encargos nos aguardam para serem pagos no início do ano, como: IPVA, IPTU, matrícula, material escolar, etc.

Antes de gastar toda renda extra que recebeu no final do ano, lembre-se das contas listadas acima.

Por isso, o melhor a fazer é planejar os gastos do orçamento da casa com disciplina para evitar imprevistos e dissabores que possam acabar comprometendo o orçamento mensal.

Uma outra dica, que a SAMI Consultoria quer dar para você é:

Se possível, em 2020 comece guardando parte do seu salário mensalmente para criar uma reserva financeira, assim você pode fazer o seu próprio 13° salário. Ou se prevenir para quando for surpreendido por “imprevistos”.

Diversas são as possibilidades de aplicação, fazendo o seu dinheiro render, e você ter o seu próprio 13º, fruto da sua boa educação financeira. Mas é importante, antes de guardar, definir a razão, o objetivo de estar poupando.

COMECE 2020 com responsabilidade.

Quer saber mais?

Entre em contato com os nossos consultores.

Compartilhe

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio