Como solicitar seguro desemprego durante a pandemia do COVID-19?

Através do site Emprega Brasil
.
OU
.
Através do aplicativo: Carteira Digital
.
Desde 21/11/2019 o requerimento do seguro desemprego tem sido feito através destes canais digitais (app e site), contudo, ainda assim era necessário o agendamento e comparecimento pessoal em um dos postos do Sine para confirmação dos dados.
.
Ocorre que durante a pandemia do Covid19 os atendimentos presenciais do Sine estão suspensos, por isso o sistema foi adaptado e atualizado para que o procedimento seja realizado totalmente de forma online, sem necessidade de comparecimento ao Sine ou ao Ministério do Trabalho.
.
Ao acessar o site ou aplicativo é necessário realizar ou atualizar o cadastro do empregado perante o Emprega Brasil mediante respostas de dados pessoais e de cinco perguntas de seu histórico laboral, quando lhe é possível gerar a senha.
.
Feito o cadastro, ao adentrar no sistema, o beneficiário terá acesso aos serviços fornecidos pelo Emprega Brasil, sendo uma das opções a de “SOLICITAR SEGURO DESEMPREGO”.
.
Para tanto, o empregado terá que preencher um formulário sobre sua última relação laboral que gerou a dispensa sem justa causa e o direito ao seguro-desemprego, o mesmo anteriormente realizado pelo Sine e ao final o sistema conclui pela confirmação do requerimento.
.
Nesses canais digitais (app e site) também é possível acompanhar o andamento do requerimento do seguro e saber quando o valor será liberado, bastando apenas selecionar a opção “ACOMPANHAR REQUERIMENTO DE SEGURO DESEMPREGO”.
.
Então tenha em mãos seus documentos pessoais (RG e CPF), Carteira de Trabalho e a folha de Requerimento de Seguro Desemprego contendo o número de solicitação fornecida pelo empregador.
.
É tudo muito rápido, seguro e simples! Contudo, esteja atento as informações para que não corra risco de enviar algum dado errado, o que pode prejudicar a liberação do seguro e dificultará a correção, uma vez que, conforme dito, os atendimentos presenciais estão suspensos.

Compartilhe