Como declarar gastos com educação no imposto de renda 2020?

Os gastos com educação ou despesas com instrução podem ser deduzidos da base de cálculo do imposto de renda da pessoa física, limitado a um teto máximo previsto na legislação do imposto.

No ano de 2020 o valor dos gastos dedutíveis não pode ultrapassar o limite do teto de R$ 3.561,50 por contribuinte ou dependentes. O valor de despesas que ultrapassar esse limite não pode ser usado para compensar gastos de valor inferior ao limite efetuados com o próprio contribuinte ou com outro dependente. Os gastos que excederem o limite devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, no campo “Valor reembolsado/Parcela Não Dedutível”.

Enquadram-se como instituições de ensino aquelas regularmente autorizadas, pelo Poder Público, só podem ser abatidas gastos com instrução formal do contribuinte e seus dependentes, ou seja, são restritos à educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental, ensino médio, educação superior (graduação e pós-graduação) e educação profissional (ensino técnico e o tecnológico).

🔖Não se enquadram no conceito de despesas de instrução, não podendo, portanto, ser deduzidas da base de cálculo do IRPF:

🦁As despesas com cursos extracurriculares, como informática, idiomas, entre outros.

🦁As despesas com uniforme, material e transporte escolar.

🦁As despesas com aquisição de enciclopédias, livros, revistas, jornais, publicações e materiais técnicos.

🦁O pagamento de aulas de música, dança, natação, ginástica, tênis, pilotagem (aulas de trânsito), tênis, dicção, corte e costura, e assemelhados.

🦁O pagamento de cursos preparatórios para concursos ou vestibulares, bem como as respectivas taxas de inscrição.

📌Evite transtorno com o 🦁 “Leão”, declare as informações corretamente para não cair na malha fina.

⚠Se você não tem a mínima idéia de como fazer isso, respire fundo e fique calmo, o nosso time especializado de contadores e especialistas da SAMI Consultoria Contábil, pode te ajudar para que você não tenha nenhuma dor de cabeça.

Declare certo, procure um contador🤓👈🦁👌

Compartilhe