IR 2020: Receita libera consulta ao segundo lote de restituições

💵 Receita liberou nesta terça-feira 23/06 a consulta ao 2º lote de restituições do IR 2020.⠀⠀

➡️É possível checar se teve a declaração liberada pelo site da Receita ou no telefone 146.⠀

➡️Lote contempla 3,3 milhões de contribuintes e pagará total de R$ 5,7 bilhões, maior valor para um lote de restituição em todos os tempos.

➡️Como o prazo de entrega foi estendido, a Receita está liberando as restituições enquanto ainda recebe declarações do IR 2020. Para quem ainda não entregou a declaração deste ano, o prazo final é dia 30 de junho.

➡️Desse total, parte serão para os contribuintes com direito a prioridade no recebimento, idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves e o restante  dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda mais de 1 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 4 de março.

➡️O pagamento está programado para terça-feira (30/06), na conta bancária indicada na declaração.⠀

💡Ficou na malha fina? Entre em contato via direct ou pelo link da bio, temos planos personalizado para fazer a sua declaração retificadora.

Este é o segundo lote de restituição do IRPF com pagamento no mês de junho e antes do prazo final da entrega da DIRPF. Esta é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 em curso, que tanto tem afetado o país.

Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e os lotes reduzidos de sete para cinco, com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega das declarações.

Historicamente, o primeiro lote de restituição era pago no mês de junho, mas neste ano foi antecipado para maio. Também haverá a redução do número de lotes de 7 (sete) para 5 (cinco). Dessa forma, a conclusão do pagamento das restituições, referentes às declarações que não tenham apresentado inconsistências, será no mês de setembro.

Destaca-se que o cronograma dos lotes de restituição foi mantido, apesar da prorrogação do prazo de entrega da declaração para junho de 2020. Assim, pela primeira vez, as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.

Outra mudança é quanto ao dia do crédito bancário, que normalmente se dava no dia 15 de cada mês. A partir de agora, o pagamento da restituição será realizado em lote no último dia útil do mês.

Consulte aqui sua restituição IRPF

Compartilhe