Saiba para onde vai o dinheiro arrecadado com o imposto de renda

Se você faz parte do time de curiosos a fim de descobrir o que é feito com o dinheiro arrecadado pelo Imposto de Renda, acompanhe a matéria na íntegra.

Anualmente, bilhões de reais são arrecadados a partir das declarações de Imposto de Renda encaminhadas à Receita Federal.

Portanto, se você é um contribuinte e, por isso, paga tributo sobre seus rendimentos anualmente, talvez esse seja um bom momento para entender o que o governo faz com o seu dinheiro e o de outros milhares de brasileiros, concorda?

Pois bem, agora que estamos todos com uma pulguinha atrás da orelha, vamos conferir o que, afinal, é feito com esse dinheiro?

Quanto o governo arrecada através de impostos?

Que os cofres públicos arrecadam bilhões de reais com impostos anualmente, não é novidade. Mas, você já parou para pensar em um número aproximado? No ano de 2019, a arrecadação federal de impostos chegou a R$ 1,537 trilhão.

Pois é. Claro que esse valor não contabiliza apenas os valores arrecadados pelo IR, mas não dá para negar que uma boa parcela desse montante foi arrecadada por cobranças feitas sobre a renda de milhões de brasileiros. Mas, afinal, para onde vai todo esse dinheiro?

Para onde vai o dinheiro do Imposto de Renda?

Antes de tudo, vale destacar que não existe uma destinação específica para o dinheiro arrecadado pelo Imposto de Renda. No entanto, de modo geral, uma parte desse montante é direcionada aos Estados e Municípios.

Ou seja, por meio de transferências constitucionais, o Tesouro Nacional repassa uma parcela do valor arrecadado aos fundos de participação – Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Além disso, por não haver um destino específico determinado por lei, o dinheiro do Imposto de Renda pode acabar financiando áreas como a da saúde e da educação, além de poder contemplar outras políticas públicas, como é o caso de projetos sociais.

Sente-se melhor agora? Está aliviado em saber que, pelo menos em teoria, o dinheiro pago ao governo deve voltar ao povo brasileiro?

Então, se você faz parte de algum dos critérios de obrigatoriedade do tributo estipulados pela Receita Federal, lembre-se de declarar seu IR dentro do prazo.

Ah! Você sabia que há uma alternativa entre declarar o imposto sozinho ou contratar um contador para fazer o trabalho “pesado” por você?

Pasme, mas a SAMI Consultoria Contábil tem uma equipe totalmente especializada no assunto e totalmente online, que facilita os termos do tributo e auxilia durante a entrega da declaração e, o melhor, um time de consultores expert no assunto. Corre lá!

Compartilhe

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio