Saiba quais são os 7 investimentos que não pagam Imposto de Renda

Muitas pessoas que investem na caderneta de poupança justificam a aplicação por conta da isenção do Imposto de Renda. Na verdade, o que boa parte desses poupadores esquece é que existem aplicações bem mais rentáveis que a caderneta que também são isentas de IR.

É o caso de produtos como CRIs (Certificados de Recebíveis do Imobiliários), CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e das debêntures incentivadas.

Listamos, abaixo, 7 investimentos que são isentos de Imposto de Renda e que são opções melhores do que a poupança. Conheça cada uma delas:

💰 1. Letra de Crédito Imobiliário – LCI.

💰 2. Letra de Crédito Agronegócio – LCA: o investidor não paga IR para adquirir títulos de LCA e LCI. Inclusive, muitas vezes, pode comprá-los com taxa zero.

💰 3. Certificado de Recebíveis do Agronegócio – CRA: isentos, mas, ao contrário das Letras de Créditos, os CRAs não possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

💰 4. Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI: semelhantes aos CRAs, o que muda é o segmento em que você investirá: o ramo imobiliário.

💰 5. Debêntures Incentivadas: como o dinheiro arrecadado pelos debêntures possuem o objetivo de financiar projetos de infraestrutura, ele é isento de IOF e IR.

💰 6. Rendimentos de Dividendos: não há incidência de IR sobre dividendos (parcela do lucro de um empresa distribuída entre seus acionistas) recebidos de um fundo imobiliário (FII), por exemplo.

💰 7. Ganho com venda de ações até R$ 20 mil: além de todos os investimentos isentos de tributação citados, se o investidor vender, ao mês, menos de R$ 20 mil em ações na Bolsa de Valores, não haverá tributação.

Compartilhe