Na contabilidade há um processo chamado Provisão de 13o., que engloba salários, férias e encargos.

Em momentos de aperto financeiro devido à pandemia e tantos outros reflexos na economia, trazemos esse tema muito interessante para seu planejamento financeiro.

Os contadores realizam essa provisão todos os meses. Pois a cada período superior a 15 dias de trabalho, é devido ao trabalhador mais 1/12 avos de décimo terceiro, férias e seus respectivos encargos (FGTS, INSS e outros).

Isso é lançado no balanço. Porém, muitas vezes é esquecido e relegado às demonstrações financeiras, enquanto o ideal seria que houvesse de fato um fundo, com o valor do saldo dessa provisão, depositado em uma conta.

A provisão de 13o. e férias, mostra exatamente quanto que a empresa acumulou de dívida trabalhista, e muitas empresas acabam gastando toda a receita, não deixando recursos para custear esses valores e quando precisam tomar uma decisão de reduzir o quadro para se equilibrar melhor, acabam tendo que manter a folha, pois não tem condições financeiras pra quitar os débitos trabalhistas acumulados numa rescisão.

Levando em consideração esses detalhes e trabalhando com o aprovisionamento, o sufoco de final de ano para pagar além da folha de pagamento normal, mais o 13o. ou férias de alguns funcionários, seria amenizado, pois você já teria um fundo com os recursos que irá precisar para bancar essas despesas que são inevitáveis nessa época do ano.

Para mais informações de como constituir esse fundo, fale com seu contador. E se precisar estamos à disposição.

Você sabia desse mecanismo?

 

Compartilhe