Muitos investidores são mais conservadores em suas aplicações e, por esse motivo, optam por investir seu dinheiro em aplicações de renda fixa.

Mas e aqueles mais arrojados e que se submetem à maiores riscos? Em quais aplicações eles investem seu dinheiro?

A resposta para essa pergunta é: Renda Variável!

A renda variável é todo tipo de investimento que não garante nem um ganho fixo nem a devolução do total que foi aplicado.

Pode variar para mais ou para menos. Ou seja, o aplicador pode ganhar ou perder dinheiro porque o valor do ativo (ações ou ouro, por exemplo) sobe ou cai durante o período investido.

A pessoa não sabe com antecedência quanto o dinheiro vai render em um certo tempo, e pode receber de volta até menos do que investiu.

Os maiores exemplo de investimentos em renda variável são:

1. Fundos de ações
2. Fundos multimercados
3. Ouro
4. Câmbio
5. Derivativos​​

〰️ Na renda variável é obrigatório declarar seu IRPF ao investir qualquer valor em FIIs, ações ou ETFs. Todos esses ativos você deve pagar a DARF caso obtenha lucro na venda dentro do mês, exceto ações se vender menos de R$ 20 mil. No caso das ações, se fizer Day Trade (comprar e vender no mesmo dia), o limite de R$ 20 mil não se aplica.

Esse assunto normalmente gera dúvidas e afasta muita gente dos investimentos. Ficou mais claro? Se tiver alguma dúvida, coloca aqui nos comentários. Marca alguém que precisa dessas informações!⠀

Você conhecia algum deles ou já sabia o que era renda variável?

Deixe aqui nos comentários!

Se ainda estiver confuso e precisar de ajuda, entre em contato conosco.

Compartilhe