Passo a Passo de como Declarar Seu Imposto de Renda

Passo a Passo de Como declarar Seu Imposto de Renda

Apresentar sua declaração de imposto de renda federal pode parecer opressor. Mas você pode enfrentar a temporada de impostos um passo de cada vez – e evitar erros de novato – enquanto aproveita as oportunidades para economizar dinheiro ao declarar seu imposto de renda.

O QUE É UMA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA?

No Brasil, algumas pessoas precisam preencher uma declaração de imposto de renda a cada ano. Este é um formulário no qual você declara suas rendas e ganhos de capital para um ano fiscal. Por outro lado, você também pode usar o formulário para solicitar abatimentos e isenções fiscais.

Por outro lado, as informações da declaração de impostos são usadas para calcular sua obrigação tributária. Você é o responsável legal por declarar sua renda tributável. Se você preencher uma declaração de imposto de renda, ela será uma ‘declaração’ de toda a sua renda tributável do ano. No entanto, quando seus assuntos fiscais são difíceis, você deve contar com a ajuda de um contador.

Se você precisar preencher uma declaração de imposto de renda, esteja ciente de que é um documento legal e você é obrigado a tomar os devidos cuidados ao preenchê-la.

1. FIQUE DE OLHO NA SUA RECEITA PARA DECLARAR O IR

Você precisa apresentar uma declaração de imposto de renda se atingir ou ultrapassar determinados níveis de renda durante o ano. Se você estiver empregado, verifique seu recibo de pagamento para a renda “acumulada no ano”.

Por fim, se você tiver mais de um emprego, certifique-se de somar a renda de todos os seus empregadores. No entanto, lembre-se de incluir renda de outras fontes também, como dinheiro que você ganha com a propriedade alugada, qualquer coisa que você venda, investimentos ou juros.

2. GUARDE A PAPELADA CERTA DURANTE O ANO PARA DECLARAR SEU IMPOSTO DE RENDA

Fique por dentro da papelada tributária ao longo do ano; isso tornará sua vida mais fácil durante a temporada de impostos. Você pode manter os recibos de coisas como doações de caridade, despesas de trabalho e contas médicas, ou outros itens.

Você também pode manter as declarações de empréstimos ou investimentos estudantis e quaisquer subsídios ou bolsas de estudo. Ter esses itens à mão e bem ordenados pode ajudá-lo a determinar se deve pedir ajuda a um contador e tornar o processo mais fácil. Você também deve guardar sua papelada após a declaração. A Receita Federal recomenda manter os registros por pelo menos três anos.

3. CUIDE DOS SEUS PRAZOS ANTES DE DECLARAR SEU IMPOSTO

Receber seus documentos fiscais com antecedência dá a você tempo para preparar sua declaração de imposto de renda até a data de vencimento normal. Planeje a data em que iniciará sua declaração e certifique-se de que seja cedo o suficiente para que você possa planejar outra uma, caso precise de tempo para localizar mais documentos ou obter ajuda.

Em geral, os especialistas recomendam o preenchimento das declarações de impostos o quanto antes. Quanto mais cedo você arquivar, melhores serão suas chances de evitar o roubo de identidade relacionado a impostos, um crime que está aumentando.

4. PREPARE SUA DECLARAÇÃO DE IMPOSTOS

Existem várias opções para preparar e preencher sua declaração de imposto de renda. Saiba mais sobre cada um para que possa fazer a escolha certa para você:

“Arquivo grátis”: A Receita Federal tem um software para preparar o imposto gratuito que pode tornar a preparação de sua declaração de imposto mais fácil com recursos que podem ajudá-lo a descobrir quaisquer deduções ou créditos que você possa receber.

Formulários online da Receita Federal: se sua renda bruta ajustada for superior a esse limite, a Receita Federal tem versões eletrônicas dos formulários em papel que farão as contas para você, mas eles oferecem apenas orientações básicas e não fornecem o mesmo tipo de ajuda para calcular quais deduções ou créditos você pode obter.

Software de preparação de impostos: se você quiser um pouco mais de orientação, pode pagar uma taxa para usar essas ferramentas online, que estão disponíveis por meio de vários fornecedores. Por outro lado, eles orientarão você sobre como preparar sua declaração de imposto de renda e o ajudarão a descobrir quaisquer deduções ou créditos para os quais você possa se qualificar.

Contador: se você perceber que precisa da ajuda individual de um especialista, consulte nossa contabilidade. Por fim, certifique-se de trabalhar com alguém em quem você pode confiar. Você concederá a essa pessoa acesso a muitas informações pessoais, portanto, escolha um contador com cuidado.

Compartilhe

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio