EIRELI chega ao fim no país: Lei 14195/2021 transforma EIRELI em Sociedade Unipessoal

EIRELI chega ao fim no país, e todas as empresas já abertas serão transformadas em Sociedade Unipessoal.

A partir da Lei 14.195/21, publicada na última sexta-feira, 27 de agosto, não é mais possível abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), e as empresas que já estão registradas nessa modalidade serão transformadas automaticamente em Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

A Sociedade Limitada Unipessoal, foi criada por meio da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881/19) que posteriormente veio a ser convertida na Lei 13.874/19 que possui como característica a a desnecessidade de um sócio para ser aberta; exige um valor mínimo de Capital social de 100 salários mínimos atuais; e separa o patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa.

Agora, Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) deverá publicar um ato para disciplinar a transformação das empresas EIRELI para SLU.

A Lei 14.195 de 2021, publicada no Diário Oficial da União, transformou todas as EIRELI – Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada em Sociedades Unipessoais.

Todas as empresas nesta modalidade já serão consideradas Sociedades Unipessoais sem que seja necessário ato constitutivo ou alteração.

Eireli

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, foi criada em 2011 pela lei nº 12.411, e era um modelo de microempresa onde era necessário apenas um sócio para sua abertura, o proprietário do negócio.

Isso acontecia quando um negócio não se enquadrava no MEI, seja pelo tipo de atividade exercida, seja pelo rendimento anual.

Sociedade Limitada Unipessoal

A Sociedade Limitada Unipessoal, mais conhecida como Sociedade Unipessoal é um tipo de empresa em que não há necessidade de uma sócio para sua abertura.

Ainda que tenha a palavra “sociedade” na sua composição, a SLU é formada por apenas uma pessoa, o próprio empreendedor. Além disso, o patrimônio pessoal fica separado do patrimônio da empresa.

Em síntese, segue abaixo quadro comparativo das principiais diferenças entre EIRELI e SLU:

  

 

Tipo de Sociedade

  

 

Necessita de sócio?

  

 

Capital social

Patrimônio pessoal separado do patrimônio da empresa?
Empresas individuais de responsabilidade limitada (EIRELI)  

 

Não

 

100x salário-mínimo correspondente

 

 

Sim

Sociedades limitadas unipessoais (SLU)  

Não

 

Não existe valor mínimo

 

Sim

LEI Nº 14.195, DE 26 DE AGOSTO DE 2021

 

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Galeria

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio