A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (9), às 9h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O lote também inclui restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2018 que estavam na malha fina e foram regularizadas. De acordo com o Fisco, serão pagos neste lote R$ 3,5 bilhões, a 2.819.522 contribuintes. Os depósitos serão feitos em 16 de setembro. A correção para quem recebe neste quarto lote do IR 2019 é de 3,08%.
CONSULTE O SITE DA RECEITA
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp
As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Há, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.
MALHA FINA
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora para regularizar sua situação.