A partir hoje, médicos de todo o Brasil vão poder realizar consultas fazendo o uso da telemedicina. O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, com vetos, a lei que estabelece a utilização da telemedicina durante a pandemia de coronavírus (Lei 13.989). A nova lei, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, permite o uso da tecnologia para realização de atendimento médico sem necessidade de proximidade física com o paciente. Mas, vetou a validade das receitas médicas emitidas por meio virtual durante as consultas feitas a distância, alegando riscos de “fácil adulteração”.

A norma ressalta que entende-se por telemedicina “o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção da saúde”. Segundo o texto, o médico deverá informar ao paciente as limitações inerentes à prática, já que não será possível realizar exames físicos durante a consulta.

O mundo é digital e na área da saúde não é diferente. Um dos avanços é a telemedicina, que aproxima médicos e pacientes por meio da tecnologia. No Brasil, a prática está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução nº 2.227/18.

Dessa maneira, os médicos brasileiros podem fazer consultas online e telediagnóstico. Esse atendimento pode ser facilitado pelo aplicativo de telemedicina, que torna o serviço mais acessível para a população — basta usar um computador, tablet ou até mesmo o smartphone.

O Ministério da Saúde lançou o App Coronavírus-SUS, disponível para Android e IOS 📲

No aplicativo, estão listados os sintomas do COVID-19 e como se prevenir 😃

Em caso de suspeita de infecção por coronavírus, o App faz uma triagem inicial e, se os sintomas forem compatíveis, você será instruído e encaminhado a uma unidade de saúde 🏥

Baixe o App e indique para amigos e familiares! Durante a pandemia, se manter informado é essencial 💙

O que é telemedicina?

É um meio de realizar um atendimento de saúde sem a necessidade da presença física do médico. Basta ter um dispositivo conectado à internet para que o profissional de saúde atenda o paciente utilizando, por exemplo, uma consulta em vídeo. Para facilitar essa interação, o aplicativo de telemedicina é essencial.

A pessoa pode ser atendida em qualquer dia e horário, relatar seus sintomas e receber o diagnóstico, prescrição de um medicamento ou a lista de exames a serem realizados. É, portanto, como uma consulta presencial, mas sem a necessidade de deslocamento do paciente.

Essa inovação também permite que médicos de diferentes localidades troquem informações e discutam casos clínicos de forma remota, melhorando os diagnósticos e a condução dos tratamentos.

[carousel_slide id=’3169′]

Compartilhe

Posts Relacionados

Veja abaixo mais Notícias para o seu negócio