Novo Rodízio Ampliado em São Paulo: como funciona a restrição por placa e dia?

Medida adotada é preventiva e não descarta a possibilidade de lockdown na capital paulistana

São Paulo é a cidade do Brasil com o maior número de carros por habitantes, com uma média de 7,4 carros para cada 10 habitantes – segundo levantamento realizado em maio de 2018 , onde cerca de 1 milhão e 200 mil veículos circulam por hora pela Região Metropolitana em horários de pico.

Com o aumento de contágio da nova pandemia global, os governantes têm sido obrigados a tomar medidas cada vez mais drásticas para tentar reduzir a curva de infectados.

Até o fechamento desta matéria, o estado de São Paulo já registrou 4.315 mortes por coronavírus.  E para evitar ainda mais óbitos, a prefeitura da capital paulistana decretou o uso obrigatório de máscaras e decretou o rodízio ampliado de carros em toda a cidade.

A SAMI Consultoria Contábil segue em atividade, em home office e total atenção aos cuidados básicos com nossos clientes e equipe a fim de evitar a proliferação do coronavírus. Também já publicamos algumas matérias exclusivas sobre cuidados básicos com a sua empresa em tempos de coronavírus:

A medida do rodízio ampliado passou a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de maio, como forma de evitar o lockdown – termo em inglês para “confinamento”. E para que você não fique com dúvidas sobre o rodízio ampliado (que nos pegou de surpresa), trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto nessa matéria exclusiva. Confira na íntegra!

Quando o rodízio ampliado entra em vigor?

O rodízio ampliado, decretado pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, passa a valer a partir do dia 11 de maio, segunda-feira.

Quais são os dias de rodízio?

A restrição vale durante o dia todo, com revezamento dos carros com final de placas par e ímpar a cada 24 horas (sim, é um dia inteiro sem poder sair com o carro), independe temente do dia da semana – o rodízio também vale aos sábados e domingos.

Os carros com final de placa par (0, 2, 4, 6 ou 8) podem circular apenas nos dias pares. E os carros com placas com final ímpar (1, 3, 5, 7 ou 9) podem circular normalmente nos dias ímpares.

A restrição aplica-se a todo o município de São Paulo, diferentemente das medidas que valiam apenas para o centro expandido da capital.

Qual o valor da multa para quem descumprir o rodízio?

Conforme regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro, transitar em locais e horários não permitidos, bem como o descumprimento do rodízio, implica em infração média sujeita à multa no valor de R$ 130,16 ao infrator, além da adição de quatro pontos na CNH.

O rodízio ampliado também é válido para os finais de semana?

O rodízio existente no centro expandido da capital, acontecia apenas em dias semanais, de acordo com a placa do veículo, e em horários alternados, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Mas, o novo rodízio ampliado funcionará todos os dias, incluindo aos finais de semana.

Quem tem direito à isenção e pode rodar normalmente?

Com a taxa de isolamento social em queda, com apenas 47% de adesão, a prefeitura de São Paulo determinou o avanço do rodízio, como uma forma de conter a aglomeração na cidade.

O novo rodízio valerá todos os dias, com revezamento de placas pares e ímpares.

Mas, alguns veículos poderão ter a isenção das multas durante o período, desde que cadastrados.

Os Taxistas, motoboys, policiais, militares, motoristas de entrega de água e gás, ambulâncias e profissionais de saúde estão isentos, e terão as multas do rodízio cancelas durante o período. Já os motoristas de aplicativo só podem circular nos dias referentes as placas.

Além disso, a partir do dia 11 de maio, segunda-feira, também volta a valer a Zona Máxima de Restrição para Circulação de caminhões, exceto os da áreas de abastecimento e saúde, que poderão rodar normalmente.

Dias 31 e 1º: O que acontece em duas datas ímpares?

Inicialmente, a medida seguirá normalmente para os dias 31 e 1º, onde apenas os carros com final ímpar poderão circular.

Até quando dura o rodízio ampliado em São Paulo?

Segundo dados da prefeitura de São Paulo, existe cerca de 93.312 casos de suspeita de COVID-19, além de 23.807 confirmados. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Edson Aparecido, a contaminação do novo coronavírus atingiu o pico em todos os distritos e a situação está mais crítica em bairros periféricos, como Brasilândia e Sapopemba.

A medida adotada pelo Prefeito Bruno Covas busca evitar a necessidade de aderir outras medidas extremas, como o lockdown, mas não descarta a possibilidade de adesão da esteratégia. O rodízio ampliado não tem uma data final, pois dependerá da redução de ocupação dos leitos na UTI, que passam de 80%.

Como realizar o cadastro de isenção do rodízio da Covid?

Os veículos com placa vermelha são isentos do rodízio automaticamente, mas motoboys e veículos de entrega de gás ou água deverão realizar o cadastramento.

Assim, suas multas, referentes a restrição, serão cancelados. Além disso, portadores de deficiência física, que já possuem a isenção do rodízio, continuam com o benefício.

Os profissionais da área da saúde receberam um e-mail para realizar o cadastro de cada um de seus funcionários.

Para realizar o cadastro, é necessário anexar no e-mail uma planilha com CPF, nome completo, local de trabalho e a placa do veículo.

[carousel_slide id=’3499′]

Compartilhe