O que é Pix: conheça as vantagens oferecidas para MEI

O PIX vai revolucionar como você recebe seus pagamentos 🤑✊

Em Novembro de 2020, será lançado pelo Banco Central um sistema de pagamentos instantâneo, o Pix. A proposta é possibilitar pagamentos em tempo real, a fim de diminuir custos de transação. A seguir, saiba o que é Pix e como a inovação pode ser vantajosa para o MEI.

O que é Pix?  

o que é pix

O Pix é uma nova forma de pagar e receber, que promete modificar completamente as transações financeiras, ao permitir pagamentos com velocidade, de forma acessível e segura.

Com o Pix, os pagamentos poderão ser realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos. O sistema contará com funcionamento 24h, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

De forma competitiva, o Pix surge como uma alternativa às transferências tradicionais via TED e DOC, que são processadas apenas em dias úteis, em horários específicos. Por ser realizada diretamente no aplicativo do banco, de forma digital, traz mais praticidade ao usuário.

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix a partir de Novembro. Isso inclui a futura conta MEI Fácil, que será lançada muito em breve para facilitar o dia a dia do empreendedor.

Vantagens do Pix

O Pix oferece rapidez e comodidade, na conta bancária de sua preferência. Dessa forma, a segurança do cliente é garantida. O novo meio de pagamento, além de funcionar a qualquer hora, tem como proposta abranger todos os tipos de transferência.

As transações entre pessoas físicas serão gratuitas. Já aquelas realizadas entre pessoas, estabelecimentos (o que inclui comércio eletrônico) e entes governamentais, terão preços inferiores aos praticados nas transferências tradicionais via TED e DOC.

O que é Pix: o novo jeito do MEI receber

Para quem é MEI, as vantagens do Pix vão além! Com o Pix, será possível receber dos clientes de forma prática e assim não perder nenhuma venda. Saiba mais:

Os prazos de transferências e liquidação de boleto darão espaço para pagamentos instantâneos. E ao usar o Pix, o MEI não terá mais a preocupação de andar com dinheiro vivo ou solicitar troco para o cliente. Ou seja, o Pix traz mais dinheiro no bolso, na hora. 

O sistema de pagamento do Banco Central contempla o microempreendedor por facilitar o recebimento e acesso aos lucros. Para quem vende on-line, será ainda mais fácil manter o controle financeiro do negócio em dia, através dessa mais nova facilidade digital.

Vantagens para o MEI

  • Fluxo de caixa mais rápido;
  • Economia nas transações financeiras;
  • Pagamento à distância;
  • O Pix é muito fácil de usar!

Como funciona o Pix?

Para ter o Pix e aproveitar as facilidades do novo meio de pagamento, é necessário ter uma conta bancária. O Pix permite pagamentos à distância e traz mais segurança e praticidade, principalmente em tempos de pandemia.

Baixe o aplicativo para criar sua conta MEI Fácil, que será lançada em breve. 

O cliente pode mandar dinheiro pelo Pix de qualquer lugar, sem necessariamente encontrar o vendedor ou prestador MEI. A vantagem se aplica também para aqueles que trabalham com entregas.

Saiba mais sobre o funcionamento do Pix

O Pix poderá ser acessado nas mesmas contas bancárias que o usuário já possui. Não será necessário instalar mais aplicativos ou acessar outros sites.

Há três maneiras de cobrar clientes com o Pix e fazer transferências:

1) Dados da conta

Assim como é feito atualmente, nessa opção, basta informar os dados da conta. Porém, isso leva um pouco mais de tempo e expõe dados sensíveis, como CNPJ e CPF.

As próximas alternativas surgem para facilitar ainda mais a forma que o MEI recebe pagamentos.

2) QR Code

O uso de QR Code para autenticar transações tem se popularizado, e terá seu espaço no Pix, nas seguintes modalidades:

Dinâmico: uso exclusivo a cada transação e permite a inserção de outros dados além do valor que será pago.

Estático: uso em múltiplas transações, permite a inserção de valor fixo para produto ou serviço. Ideal para pequenos comércios, prestadores de serviço e pessoas físicas.

Dessa forma, o cliente precisa apenas ler o código com o celular para realizar o pagamento.

3) Chave do Pix

A grande novidade trazida pelo Pix são as chaves, que irão tornar a experiência mais simples e dinâmica.

O que são as chaves do Pix?

As chaves funcionam como atalhos para os pagamentos. Assim, ao invés de informar os dados da conta junto dos dados pessoais, basta informar uma chave para o pagador.

As chaves do Pix podem ser o seu CNPJ, número de celular ou e-mail. Há também a possibilidade de cadastrar o CPF ou gerar uma chave aleatória. 

Outras características das chaves do Pix:

  • Limite de até 20 chaves por conta para pessoa jurídica. Ou seja, poderão ser utilizados mais de um e-mail ou telefone para cadastrar as chaves;
  • De qualquer forma, não é possível utilizar a mesma chave Pix em contas bancárias diferentes;
  • Não será obrigatório ter chaves do Pix para receber pagamentos, mas o cadastro é recomendado por ser altamente prático e rápido;
  • Será possível gerar uma chave aleatória, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que vão identificar a conta de recebimento.

A partir de 5 de Outubro, será possível cadastrar as chaves do Pix nas instituições financeiras. Portanto, acompanhe os canais e redes sociais da MEI Fácil para saber a hora certa de cadastrar as suas!

Nessa modalidade, toda vez que o MEI informar CNPJ, celular ou e-mail para alguém transferir um pagamento, o dinheiro vai cair na conta onde a chave foi cadastrada, no mesmo instante.

MEI Fácil: soluções práticas para o empreendedor

Agora que você descobriu o que é Pix e teve acesso a uma super novidade – o lançamento da conta MEI Fácil -, baixe o aplicativo e continue conosco em nossas redes sociais, para receber notícias em primeira mão e realizar o seu cadastro nas próximas semanas.

Compartilhe